Páginas

SKOOB - Faça parte!

 Oi, gente.
 Hoje vou falar sobre o Skoob!




 Para quem não conhece, o Skoob é uma espécie de “rede social” para nós, leitores.
 O nome Skoob nada mais é do que a palavra “Books” (livro, em inglês) ao contrário. Ele foi criado em 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira, e de acordo com o Wikipedia, nos primeiros três meses que estava funcionando, já teve o cadastro de 10.000 leitores!
 Isso prova, que mesmo que as reportagens queiram dizer disfarçadamente que a leitura se tornou “moda”, nós leitores, já estamos em grande quantidade nesse mundo já faz algum tempo.
 Para participar do Skoob, é muito simples. Você pode se cadastrar com uma conta do Facebook ou com algum e-mail a parte. 



 Nele, você pode listar os livros desejados, os que já leu, os que pretende ler, os que abandonou, tem a opção de trocar livros, tem como marcar seus livros favoritos, enfim, toda a saga que faz parte da vida de um leitor e ele ainda vai calculando o número de páginas lidas.
 Você também pode fazer uma lista de metas para dentro do ano que estamos, e conforme for lendo, ele vai calculando a porcentagem do quanto que falta para chegar ao ao seu objetivo.




 Os leitores também podem interagir através de recados, ou por meio das comunidades.
 Essa é outra coisa muito legal que tem nessa ferramenta: a existência de grupos, que lembram aquelas comunidades do falecido Orkut.
 Existem comunidades de todos os tipos, desde diretamente relacionada a autores, até comunidades de trocas de marcadores, como a “Troca de marcadores” (eu particularmente, amo essa comunidade!).
 Eu e as meninas aqui do blog, fazemos coleção de marcadores, então com essa comunidade é bem mais fácil de conseguir os que procuramos, mostrar os que temos para trocar, além de sempre ter algum sorteio de aniversário, grupos de livros, etc para participar.
 Depois de algum tempo no ar, algumas editoras fizeram parceria com o Skoob, e sempre tem sorteio de cortesias (eu nunca ganhei, mas conheço gente que sim. Não é lenda, gente. Haha).
 Para falar um pouco mais sobre, eu convidei uma das moderadoras da comunidade “Troca de marcadores” no Skoob, e “Eu amo marcadores” no facebook para responder a algumas perguntas.


Sou a Fernanda, uma das moderadoras da comunidade Troca de Marcadores do Skoob, e resenhista nos blogs Daily of Books e Noites Malditas, sou enfermeira de formação mas professora de coração, adoro ler e ver filmes, adorei ser convidada para esta entrevista, espero que gostem.

Entre Vírgulas: Fernanda, você usa o Skoob há muito tempo?
Fernanda: Sim,  desde 2010.

E.V.:
O que você acha da iniciativa que tiveram em criar algo assim voltado para quem vive no mundo literário?
F: Excelente, mas acho a rede ainda muito lenta e precisa melhorar bastante.

E.V.: Eu estava falando sobre o grupo “Troca de marcadores”, que como eu disse, eu sou fã. Haha Quando surgiu a idéia de criar esse grupo?
F: Não fui eu quem criei, a comunidade no Skoob foi criada pela Giovana Joris e a Thais Ortega, que foi quem me chamou para a moderação, acabei chamando a Ana Paula e estamos até hj, mas chama Troca de Marcadores no Skoob e Eu amo Marcadores no Facebook, que são praticamente a mesma.


E.V.: Sempre dizem que o segredo de um bom trabalho, é a gente gostar do que faz. Pelo que vejo do seu empenho, você gosta bastante. Como e quando surgiu seu interesse pela leitura?
F: Cuidar da comunidade e do grupo é minha terapia, gosto bastante. A leitura sou adepta desde a infância, devido a minha avó ler muito na minha frente, isso acabou me incentivando, passava dias e noites lendo, principalmente nas férias.


E.V.:
Sempre tento ficar atenta as novidades que surgem por lá, mas às vezes se torna difícil. Haha
Como você consegue se organizar para estar sempre cumprindo os prazos de cada grupo, sorteios, etc?
F: A cada 15 dias procuro inventar um novo sorteio para movimentar a comunidade, e os grupos da comunidade todo dia vou olhar se estão bem, para ver se necessitam de ajuda, cobranças e tal.

E.V.: Você administra outros grupos, ou apenas o “Troca de marcadores”?
F: Só esse já toma todo o meu tempo...rsrs

Agora, vou fazer algumas perguntas para sabermos um pouco seu gosto literário.

E.V.: Tem alguns autores que quando a gente termina de ler o livro, sentimos como se um elo tivesse sido criado. Eu me imagino até tomando um café e conversando sobre os personagens. Haha
Tem algum autor que tenha despertado isso em você?
F: Sim, Paulo Coelho e Jorge Amado


E.V.: Eu tenho um pequeno problema com ler livros do Nicholas Sparks. Tem algum autor que você não simpatize muito? Por quê?
F: Autores não, mas não simpatizo por livros espíritas, não compreendo, não gosto mesmo.


E.V.: Alguns livros deixam uma marca na gente, que por mais que venham outros pela frente, o que aprendemos com eles permanece. Você já passou por essa experiência? Com qual livro?
F: Com vários, Amor de Redenção da Francine Rivers acho que é o mais recente.


E.V.: Vamos supor que você tenha que ir para um lugar onde não exista nenhum tipo de meio de comunicação via tecnologia por um mês. Se tivesse que escolher três livros para passar por essa fase difícil com você, quais seriam?
F: Pergunta difícil, pq somente três...levaria Amor de Redenção, Tieta e Gabriela do Jorge Amado(que ainda não li mas certeza que vou adorar).


E.V.: Hoje, tudo o que é livro, acaba virando filme, e ultimamente, tem acontecido até ao contrário; Tudo o que é filme, acaba virando livro. Na sua opinião, qual foi a melhor adaptação de livro feita para o cinema? 
F: O senhor dos anéis.


E.V.: Existe algum filme que ainda não tenha o livro, mas que você acha que valeria a pena?
F: Um gato de rua chamado Bob daria um filme bem legal.


E.V.: Para finalizar, deixe para a gente alguma frase para reflexão.

F: 
“Sempre pensei no paraíso como uma espécie de livraria." Jorge Luis Borges


 Espero que tenham gostado!
 Façam seus cadastros no Skoob e me adicionem. Haha

 Beijos!



4 comentários :

  1. Muito bom seu blog, adorei participar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Fernanda! :D
      Eu agradeço pela participação.

      Excluir
  2. Oi. Adorei a postagem. Já sou cadastrada no skoob desde 2011 e a recém agora consegui ganhar minha primeira cortesia, estou muito feliz. Concordo com a Fernando no que tange a rede e acho que ela tem muito a melhorar ainda, mas que eu amo o skoob, isso eu amo! <3 Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giane!
      Que bom que gostou!
      Que sorte, viu? Eu ainda não conseguir ganhar nenhuma, mas não perdi as esperanças. HUAHAUHAUAHUA
      Obrigada pela visita!

      Beijos.

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos