Páginas

[Entrevista] A Very Potter Musical - Part I

Olá, pessoal! Há umas semanas atrás eu descobri que aqui no Rio irá acontecer um musical sobre Harry Potter, e, como uma boa fã que sou, marquei presença no evento do Facebook. Mas o projeto deles me chamou tanto a atenção, que entrei em contato com eles na cara de na coragem. Assim, eu e Camilla pudemos conhecer a produção, a direção e o elenco do musical, e conseguimos uma entrevista exclusiva para o nosso blog! 
O papo foi tão bom que de uma entrevista decidimos fazer o Especial - A Very Potter Musical, que trará hoje essa entrevista com a produção e direção, e amanhã com o elenco! Confira agora o que eles contaram sobre o musical!

A VERY POTTER MUSICAL
Entrevista – Produção e Direção:
Entrevistados:
Direção e Adaptação: Julio Angelo
Ass. Direção: Dandara Costa
Produção: Juliana Souza




1)    Como surgiu a ideia de um musical sobre Harry Potter?

Julio Angelo ( Diretor): O musical original foi feito em 2009, A Very Potter Musical, pela companhia Star Kiss. A Star Kiss era formada por estudantes da Faculdade de Michigan que decidiram fazer uma peça sobre Harry Potter. A primeira ideia que eles tiveram foi de compor uma música dizendo que o Draco era apaixonado pela Hermione. Então, a primeira música que surgiu mesmo foi a Granger Danger. Nisso eles tiveram a ideia de fazer todo o musical. A ideia de trazer pra cá, fazer uma versão no Brasil, surgiu porque existem tantas possibilidades de teatralidade, e, sendo uma paródia, temos uma liberdade muito grande de criação. Há uma sátira e um humor muito específico e muito interessante de se fazer dentro de uma faculdade, que é o lugar onde você pode experimentar, e isso foi o que mais me interessou quando eu assisti o espetáculo de 2010. Aí guardei tudo na caixinha e fiquei pensando, depositando esses pensamentos para o futuro. Então eu me perguntei, "o que eu posso fazer"? E é sobre coisas que eu gosto muito: Harry Potter, teatro, musical. Além disso, era uma coisa que eu via muito nesse lugar exatamente da experimentação, sem falar que me despertou muito o interesse por ser um projeto acadêmico desde o princípio. Desde o princípio foi feito numa faculdade, foi o que mais me fez ter essa decisão de fazer o musical aqui dentro (UNIRIO).

2)    Como foi o processo de elaboração do musical? Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas?

Julio Angelo ( Diretor): Maiores dificuldades? Tudo! (risos) Porque é muito difícil, muito difícil. O teatro musical abrange vários seguimentos: a cena, o canto, a dança. E tudo já começa na seleção dos atores. Por ser um projeto acadêmico, nós queríamos atores de faculdades federais, era uma coisa que a gente pensou desde o início, de o elenco ser composto por estudantes. E o meu orientador, o Rubinho, me deu essa força na questão de “vamos seguir com estudantes”. É importante lembrar também que os atores precisavam dessa noção de que existe o canto, a dança, a interpretação, e de que tudo é ligado.  Eles já têm essa dificuldade, de como assimilar tantas coisas. Uma outra dificuldade é a grana. Por ser um projeto acadêmico a gente não tem dinheiro nenhum. Não tínhamos dinheiro nenhum, nós fomos conquistando, achando possibilidades, correndo atrás de tudo. A questão da grana acho que está acima até da questão dos atores. Repito, era um projeto acadêmico, a gente sabe o nosso lugar, não queremos sair desse lugar que é a raiz desse projeto. Não queríamos subir muito e perder a cabeça na pretensão, em querer coisas muito caras. E não teríamos possibilidade disso.

Dandara Costa (Ass. direção): Esse era um projeto para ser feito numa sala da teatro, não num teatro e nem num auditório, a ideia era em uma sala. Então a questão do dinheiro não era algo que mexia muito com a gente porque não precisaria de equipamento de som, microfones, o cenário seria bem reduzido. Então, depois que a gente teve que tirar o nome da Unirio, nós tivemos que nos adequar ao espaço que tínhamos, que era o Vera Janacopulos. E lá exige muito mais de equipamentos sonoros, microfonia e tudo mais. Então esse foi um estresse.

Julio Angelo ( Diretor): Esse lugar que ela (Dandara Costa) citou como dificuldade, a grana e também a questão do teatro musical. O teatro musical enfrenta muito preconceito aqui dentro da faculdade. Dentro das faculdades em geral. Muito preconceito por acharem que essa é uma arte menor. Muitas das vezes, essas grandes produções que existem no mercado têm apenas dois meses de ensaio. Dois meses de ensaio pra fazer tudo isso. Ou seja, alguma coisa vai pecar. A interpretação é sempre deixada de lado. Se você tem um rosto bonito e canta bem, você já é perfeito para o papel. Ou seja, perde um pouco da credibilidade. E as pessoas entram no senso comum de que é uma coisa ruim, e não é. É muito mais difícil do que imaginam. Muito. E o que aconteceu aqui dentro da faculdade, uma das questões da gente ter sido coagido a tirar o nome da Unirio desse projeto foi esse lugar, de preconceito. Acho que essas são as coisas mais difíceis.

Juliana Souza ( Produção): Nossos apoiadores são completamente loucos! (risos) Mas assim, são pessoas que são apoiadoras, e eu acho importante dizer isso, que a gente não acreditava que iria conseguir apoio de certos lugares. E eles nos acompanharam. Pessoas que estão nos ajudando na confecção do nosso figurino sem darmos um tostão, nós estamos apenas divulgando o trabalho dessas pessoas. As pessoas estão dando coisas caras pra gente. E a contrapartida é minúscula. Por isso é muito incrível que tudo isso esteja acontecendo. Porque nós sabemos que nós nos estressamos, que não dormimos de noite, e quando por exemplo, vocês aparecem querendo conversar conosco desperta em nós o sentimento que estamos fazendo alguma coisa certa. Que está dando resultado. 3000 pessoas confirmaram presença no nosso evento, não sabemos se todas essas pessoas irão caber no teatro. A responsabilidade é alta.

Julio Angelo ( Diretor): A gente está nesse lugar de respeito, pois estamos mexendo com com algo muito delicado que é o mundo de Harry Potter. Fez parte de uma geração inteira. Por isso, temos que respeitar o que a gente faz, temos que respeitar as pessoas que curtem as nossas publicações na página, que confirmaram presença no evento, temos que respeitar todas essas pessoas. Porque esse é o nosso papel como artistas.

Dandara Costa ( Ass.direção): E voltando a essa questão delicada, muitas pessoas são fãs de Harry Potter e de musicais. Então, se você pega os fãs de Harry Potter e os fãs de musicais, a coisa explode (risos).

3)    Qual é a rotina dos ensaios, e como é o entrosamento do elenco?

Julio Angelo (Diretor): Só não ensaiamos às terças-feiras, praticamente. No início do projeto, tínhamos poucos ensaios. Depois que a gente foi vendo que o lugar era um pouco mais acima, a gente foi se adequando, se adaptando. E essa adaptação está sendo até o momento. Porque agora que entramos nessa reta final, exige muito mais concentração, responsabilidade, horário, tudo. Então, os atores estão se adaptando ainda. Nós estamos nos adaptando também. Eles não ensaiam às terças, mas nós trabalhamos todos os dias. Quanto ao entrosamento, foi incrível! Desde as audições. O Jeff (Rony) e o Contente (Harry) se amaram de paixão. Eles disseram um para o outro, você vai ser o Harry e você o Rony, parece que eles já sabiam pela áurea que isso iria acontecer. Acho um entrosamento muito bacana, somos uma família Potter.

Dandara Costa (Ass. direção): Um dos nossos atores quebrou o pé há pouco tempo, ele estava muito desesperado e nós falamos para ele conversar com os parceiros de cena dele. Então, um dos garotos do elenco chegou a buscá-lo em casa, que era num local extremante diferente da rota dele. Fez tudo para que as coisas funcionassem, porque um precisa do outro e todo mundo precisa de todo mundo. Eles são bem família assim. Por muitos deles morarem longe, muitos dormem da casa um do outro.

Julio Angelo (Diretor): Por conta dos horários dos ensaios também, que tiveram que ser estendidos. Por isso, muitos deles acabam perdendo a condução e precisam ficar na casa de alguém. E não tem problema nenhum nisso, é muito legal. Essa é uma das coisas que dá mais valor ao que a gente faz.

Juliana Souza ( Produção): O que eu acho legal também, é que eles já tinham um contato com os atores e eu entrei depois. E até nos momentos em que precisamos sentar com eles para passarmos questões de produção, são sempre momentos muito intensos, porque eles se envolvem com aquilo que está sendo dito. Eles perguntam, eles querem saber, querem dar sugestões. Se eles têm alguma ideia eles já vêm falar com a gente. Eles estão muito envolvidos enquanto amigos, enquanto atores e enquanto produção. Eles são muito interessados e isso estimula a gente.

Julio Angelo ( Diretor): Se não fosse estudante, eu não sei se teria isso. Tem muito ego nesse mercado, e eles não estão nesse lugar. Aqui nos corredores da faculdade, pra fazer teatro eles precisam disso. Isso que eu acho mais interessante.

Dandara Costa (Ass.direção): E essa rotina de muitos ensaios, pesada, deixa qualquer um exausto. Nós falamos para eles que eles devem chegar na segunda-feira com todo o pique e eles chegam, sabe? Isso é muito incrível.

4)    O musical é baseado em um dos livros da saga? (Se sim, qual seria?)

Julio Angelo (Diretor): É sobre tudo, é uma miscelânea. É uma paródia da saga inteira, e isso é o mais interessante porque os criadores originais zombaram de tudo. Não tem perdão, é tudo sacanagem. Mas tudo no lugar de não diminuir, mas de elevar para outro lugar. Isso que eu acho mais legal.  Nós falamos da saga, mas é uma história que abrange outros assuntos, isso é muito legal.

Dandara Costa(Ass. direção): E as pessoas vão ver no espetáculo o que nós vimos em 7-8 anos. A mudança dos personagens eles verão em 2 horas e meia (risos).

5)    O que o público – principalmente o público fã! – pode esperar do musical?

Julio Angelo (Diretor): Essa é uma pergunta capciosa (risos). Já que essa é uma versão brasileira, acho que esse é um lugar muito de abrasileirar, sabe? Nós trouxemos o espetáculo pra cá, é a nossa versão brasileira mesmo. A identificação vai ocorrer de fato, porque vai englobar muitas coisas. Vai tratar da questão de Harry Potter, eles puderam identificar o que está ocorrendo agora no Brasil, no que está acontecendo na casa dele. O publico vai parar e pensar “nossa, mas isso está acontecendo agora!”, vai ter muito isso. A história vai estar trazendo algo atual. Além de ser uma tremenda comédia, tem críticas super bacanas.

Juliana Souza (Produção): Toca em assuntos muito delicados, como bullying, homossexualidade, essas coisas. Toca nessas coisas.

Dandara Costa (Ass.direção): Eu acho que o que eles não vão esperar são reviravoltas com personagens que eles jamais iriam imaginar que iriam se encontrar. Então, eu quero que eles cheguem com muita expectativa. Porque isso vai acontecer (risos).

Julio Angelo ( Diretor): Essa é uma adaptação da versão original, só que é outra coisa, é outro espetáculo. Eles não vão ver a mesma coisa. A essência está lá, mas humildemente falando, ela está em outro lugar (risos). A gente trouxe arranjos novos, estamos com uma banda ao vivo que é top de linha, com sete instrumentos. As atuações são incríveis. A nossa versão é brasileira e os fãs brasileiros vão ficar loucos.

6)    Harry Potter reuniu – e ainda reúne – uma legião de fãs com os seus livros e filmes ao longo dos anos. Qual o sentimento em adaptar para os palcos uma das sagas de maior sucesso do cinema/literatura?

Julio Angelo ( Diretor): Outra pergunta capciosa (risos). É um universo que dá tantas possibilidades, que gera tantas discussões, é tão vivo. Como eu falei, nós trazemos um espetáculo que é atual. O último filme da saga foi lançado em 2011 e está vivo! Não para. Quem é fã de Harry Potter não para. Faz histórias inspiradas na saga, quadrinhos, se veste, faz tatuagem, compra todos os produtos, não para e eu acho que é muito atual. E essa responsabilidade e de deixar essa coisa ainda mais viva. O espetáculo original foi lançado nos EUA, está disponibilizado online para as pessoas assistirem, mas aqui o público brasileiro nunca viu isso acontecer ao vivo. Isso está acontecendo e não vai parar de acontecer, nós temos a responsabilidade de manter esse espírito vivo. Temos de a responsabilidade de fazer isso com muito amor.

O elenco e a direção do " A Very Harry Potter Musical" conversaram conosco, e vocês puderam ler na entrevista a dificuldade com o dinheiro para o musical se manter.Deixo aqui então, o pedido deles.
Não deixem de participar da Vakinha! =D


Nosso projeto ganhou proporções que almejávamos somente em nossos sonhos, mas a realidade está ai pra comprovar que chegamos aonde estamos com o nosso mérito.
Não temos nenhum tipo de patrocínio, pois nos firmamos dentro da Lei como um projeto acadêmico. E por sermos um projeto acadêmico é que precisamos muito da AJUDA de cada um de vocês para continuarmos trilhando nosso caminho
Com a ajuda de vocês o “A Very Potter Musical – Exercício em Cena” poderá alcançar mais objetivos e metas, tendo a possibilidade até de futuras novas temporadas, o que será ideal para que todos vocês se divirtam e apreciem nosso trabalho.

Ajude a nossa Vakinha a chegar em Pigfarts! Emoticon smile

LINK VAKINHA : https://www.vakinha.com.br/vaquinha/a-very-potter-musical-exercicio-em-cena



Essa a primeira parte do nosso Especial, espero que tenham gostado e aguardo vocês amanhã para a entrevista divertida do elenco e fotos do ensaio!
Até!


* Entrevista gravada e transcrita por Camilla Pereira e Isadora Ribeiro. Proibida a cópia total ou parcial da mesma sem autorização das autoras. 

15 comentários :

  1. Adorei a entrevista e queria muito assistir o musical, pena que moro na terra perdida... Desde criança Harry Potter tem me encantado, vire e mexe eu me pego lendo seus livros e assistindo os filmes, más com certeza o musical deve ter outro nível de encanto...

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nem vi Harry Potter, sinto de vez em quando uma leitora perdida, mas do jeito que tem fãs espalhados por aí o musical será um sucesso
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não sabia desse musical. Que legal conseguir uma entrevista com eles.
    Bem legal a maneira que surgiu a ideia. Verdade que quem é de Harry Potter não para hhaha

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha eu achei muito bacana a entrevista e achei interessante saber que tem um musical do Harry Potter. Espero que isso se torne algo comum, até porque irá chamar atenção de muitos fans. Espero poder assistir um dia. Porque eu adoro. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-os-adoraveis.html

    ResponderExcluir
  5. Oooi!

    Geeente que deeemais isso <3
    Eu não sou a maior fã de HP, mas sou fã de outras coisas e com isso fico muito feliz quando vejo esse tipo de coisa acontecendo.Adorei!

    A entrevista está ótima e eu não posso participar da Vakinha agora pq ainda não recebi mas no inicio do mês vou sim porque acho que qualquer tipo de arte deve ser incentivada e quando trata de algo que amamos mais ainda.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! ^^
    Normalmente eu não curto musicais, não fazem muito meu estilo, mas com certeza este eu faria questão de assistir *--*

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ops, enviei sem querer...
    HAHAHA
    Não tinha terminado o comentário ainda --'

    Apesar de não ser fã de musicais, admito que gostei não somente do tema deste, mas também da produção por trás de toda essa magia *-*

    Adorei a entrevista, você conseguiu me deixar curiosa :D

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Sou super fã de Harry Potter <3 Que pena que não moro no Rio :( Que vida...
    Adorei a entrevista ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista! Que pena eu ser de SP e não poder ir assistir ao espetáculo...

    Ah, só uma coisa: é StarKid, não Star Kiss

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?

    Eu não sou fã de Harry Potter, mas, amei a entrê! <3

    E achei isso do musical super legal! *O*

    Parabéns pela entrevista e pela iniciativa de fazer!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  11. O nome da companhia q fez o musical original é StarKid, não Star Kiss uaudhsushdudh

    ResponderExcluir
  12. Oiiiie.
    Eu não curto HP, mas adorei saber do musical, parece ser muito interessante.
    Gente que chique essa entrevista, eu amei.
    Realmente deve ser dificil organizar tudo heim.
    Adorei,
    bjs

    ResponderExcluir
  13. star KID, não star kiss.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Nossa, que ideia fantástica, transformar HP em um musical! Fiquei admirada com a iniciativa e a coragem de trazerem esse musical para o Brasil, sem patrocinador nem nada. É uma pena que eu não more no Rio e não tenha tido a oportunidade de assistir, mas imagino que tenha sido muito legal.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, o musical deve ter sido muito bom. Queria muito ter a oportunidade de assistir algo do tipo. Com certeza os fãs adoraram. Bom saber que foi bem trabalhado, o esforço compensa no final.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos